S&S Seguros

SeS Seguros logo retangulo
SeS Seguros logo retangulo

Seguro Condominial: Muito Além do Que a Lei Exige

O que diz a lei sobre o seguro condominial? Ela simplesmente diz que é obrigatório o seguro de toda edificação quando tem risco de incêndio, destruição total, ou parcial, mas não deixa claro todo o risco que o condomínio está exposto.

A High Raised Concrete Building
Photo by Engin Akyurt on Pexels

Então A S&S Seguros sempre alerta, o corretor de seguros tem que ser um aliado do síndico. Hoje nós temos no mundo das seguradoras, direcionado para condomínios no mínimo uns 10 produtos que nós acabamos trabalhando diretamente com o condomínio. O Seguro de Incêndio é um dos mais importantes para condomínio, mas existem outros seguros importantíssimos, tanto quanto, é esse o alerta que a gente traz. Principalmente porque no momento de um incidente, um acidente, um sinistro é na apólice que o síndico, o condomínio e os condôminos vão se resguardar para poder ter a indenização para conseguir suprir aquele dano que houve.

A apólice de seguro tem que estar muito condizente com a realidade do condomínio, dos moradores, do síndico e isso muda muito de condomínio para condomínio. A consultoria é para saber as preocupações do síndico para com o condomínio, se ele está preocupado só com as áreas comuns, se ele tem preocupação também com as unidades autônomas.

Nós conseguimos descobrir isso diante uma consultoria, um bate-papo, conhecer o condomínio, ir até o local de risco ou pelo menos ter um acesso ao local de risco nem que seja pelo Street View, mas precisamos visualizar a edificação para que possamos ter parâmetros de fazer a análise desse serviço e sugerir as coberturas mais pertinentes para aquele caso. Com todos os afazeres que o síndico tem, é humanamente impossível ele ter um conhecimento amplo sobre seguro, nós mesmos que trabalhamos o dia todo temos muitas vezes dificuldades, devido ao grande número de seguradoras ao grande número de clausulados e produtos.

Os clausulados mudam, e muitas vezes não é avisado que mudou as condições gerais, nós temos que ir atrás disso, então é humanamente impossível para o síndico saber tudo de todos os assuntos para gerir o condomínio. Por esse motivo o teu corretor de seguros, tem que ser uma pessoa que está ali como teu aliado, pensando na boa proteção do condomínio que você faz a gestão, da proteção dos condôminos, para levar maior proteção para esse conjunto de pessoas.

Se o corretor de seguros não estiver alinhado com o síndico, fica muito difícil levar a proteção necessária para ele. Precisamos ter essa aproximação, esse diálogo, conhecer, saber aonde é a vulnerabilidade. Lembrando que o sinistro é algo que acontece de maneira súbita inesperada. Uma falta de manutenção, por exemplo, como o rompimento de cano, por desgaste, ferrugem ou falta de manutenção, não é sinistro, então o síndico tem que estar muito atento também na questão das manutenções.

O condomínio tem que estar com as manutenções em dia e em perfeito estado de conservação para que possamos oferecer nosso seguro, pois, não é tudo que um seguro cobre. Temos a obrigação de alertar e isso na S&S Seguros o síndico vai ficar tranquilo, pois, deixamos claro o que vai ficar segurado e o que não vai. O alvará tem que estar em dia, o laudo do Corpo de Bombeiros, os extintores dentro da validade, tudo são informações que o corretor de seguros tem que estar em sintonia com o síndico e informando síndico temporariamente, pois, as necessidades mudam, os clausulados mudam e o corretor tem que estar sempre orientando.

Não é apenas o Seguro de Incêndio

Exitem outras preocupações para com os condomínios, como por exemplo, o Seguro de Vida para funcionários. Será que o Síndico sabe, qual a lei que rege o seu condomínio? Porque aqui na grande Florianópolis, temos 3CCTs:
A dos condomínios mistos;
Condomínios residenciais;
Condomínios comerciais;

Ainda temos as convenções de condomínio, para os prestadores de serviço em condomínio onde também é obrigatório Seguro de Vida, existe ali coberturas, com valores mínimos para atender a legislação do sindicato. Já tivemos casos do síndico ter que desembolsar o valor do capital de morte porque não estava contratado a morte natural na apólice do condomínio.

A S&S Seguros não aconselha fazer o Seguro de Vida junto com o seguro patrimonial, porque as seguradoras generalistas que trabalham com Seguros Patrimoniais, não são especialistas em Seguro de Vida, o que restringe as coberturas. Então para que a gente possa atender a Convenção Coletiva de Trabalho na íntegra, temos que trabalhar com seguradoras especialistas nesse segmento ou que tenham essa expertise para atender as condições de trabalho, senão o condomínio vai estar deixando lacunas em aberto nesse quesito do Seguro de Vida dos funcionários.

Nós ligamos para todos os nossos síndicos, clientes, para saber se aquele condomínio está com funcionários próprios ou não, quantos funcionários, se aumentou ou diminuiu o número de funcionários, pois, entendemos que o síndico não vai ficar toda hora lembrando de nos avisar sobre isso, por isso esse acompanhamento é muito importante.

A Importância do Seguro Responsabilidade Civil Obra

Esse seguro cobre todos os danos causados a terceiros em função se alguma obra, um grande alerta que fazemos para os síndicos, é não deixe nenhuma reforma acontecer no condomínio sem ter o Seguro RC Obras. É um seguro de custo benefício excelente e não tem porque não contratar.

Quem pode contratar o RC Obras?

Pode ser contratado pela prestadora de serviço ou o próprio condomínio, trazendo de todo o resguardo necessário para o síndico na responsabilidade civil dele, que não é pequena, pois, ele responde tanto civil, administrativo e criminalmente pelo condomínio. Como vai trazer também a proteção para todos os condôminos e para o condomínio evitando danos e pedidos de indenizações por terceiros ou por moradores então entendemos que esse seguro é de grande importância.

Seguro Garantia Contratual

Hoje nós temos também uma demanda grande do Seguro Garantia Contratual.
O que é o seguro garantia contratual?
Ele traz a cobertura para que aquele contrato firmado entre o condomínio e o prestador de serviços, seja cumprido, caso contrário, tem uma indenização.

É um seguro direcionado e com viés financeiro, então ele não é assim de tão fácil contratação, a empreiteira tem que ter uma saúde financeira saudável, pois, é uma contratação de seguro que requer análise e documentos financeiros do prestador de serviço. Isso é uma preocupação que o síndico tem que ter, para saber se essa empresa consegue arcar com o prejuízo. Caso aconteça algum problema no momento da prestação de serviço.

O Seguro Grantia Contratual pode vir também com verbas trabalhistas, para quando os empreiteiros que deixam de cumprir as suas obrigações com as verbas trabalhistas dos funcionários e esses funcionários muitas vezes vêm cobrar do condomínio que ele estava prestando serviços. Então existe sim dentro do nosso portfólio essa possibilidade que podemos analisar sobre consulta.

Seguro de Vida para Prestadores de Serviço

Esse seguro é um pouco diferente do Responsabilidade Civil e é uma obrigação do síndico exigir que os seus prestadores de serviços terceirizados tenham a apólice de Seguro de Vida, porque tem na convenção de trabalho desses prestadores de serviço terceirizados a obrigatoriedade do Seguro de Vida. Trabalhamos com esses Seguros de Vida empresariais não só para atender as convenções.

Seguro Prestamista

Com esse seguro, o condomínio tem a possibilidade de estar contratando inclusive de forma global para todos os moradores no caso da falta do provedor de renda isso é na falta da pessoa responsável pelo pagamento do condomínio se a pessoa veio a falecer a gente tem um Seguro Prestamista.

Com ele a seguradora garante até 12 meses do pagamento do condomínio para essa família, porque quando se perde o provedor da renda familiar, acontece dentro da família uma desestruturação, o baque emocional, juntamente com o financeiro são grandes. Muitas vezes essa pessoa é a única provedora de renda, a família demora estatisticamente falando de três a cinco anos para se restabelecer financeiramente, muitas vezes os condôminos nessa situação acabam deixando de pagar o condomínio.

Seguro Residencial da Unidade Autônoma

Todo seguro condominial, traz cobertura para a edificação. Hoje temos nas apólices condominiais, coberturas específicas para o interior dos apartamentos. Tem síndico que tem o hábito de contratar e outros síndicos que entendem que o interior do apartamento é de responsabilidade de cada condômino. A S&S Seguros sugere, que a edificação, que é a responsabilidade do síndico, tenha seguro condizente com as necessidades.

A S&S Seguros não sugere a contratação de coberturas menores para edificação, para colocar cobertura para condôminos, pois, existe um seguro específico de unidade autônoma, que é o residencial. Com ele, tudo que estiver da porta do apartamento para dentro, entendemos que não é uma responsabilidade do síndico. Sugerindo que o síndico se preocupe com a edificação e oriente cada morador a contratar o seu seguro residencial.

Onde o condômino vai ter todas as coberturas necessárias, como de roubo, dano elétrico, móveis, dos itens que ele tem dentro do apartamento, rompimento de tanques e tubulações, conforme a necessidade que cada um tem para o interior do seu apartamento, então ele pode estar contratando. Isso vai trazer uma proteção maior para o condômino, mas requer consultoria, requer que possamos sugerir o que é mais indicado, mas não necessariamente tem que ser acatado aquilo que sugerimos.

O síndico tem autonomia para decidir o que ele vai querer fazer, mas entendemos ser a nossa obrigação orientá-lo da melhor maneira na hora da contratação, analisando seus riscos e sugerindo as melhores coberturas, fazendo a gestão das suas apólices, controlando o vencimento de vigências, cuidar e fazer toda a análise do sinistro que é a entrega do nosso produto, tendo em vista que, até a contratação, nós vendemos uma promessa, entregando um documento dizendo que se você precisar, terá nosso respaldo, quando dá o sinistro é a concretização dessa venda e para nós ela tem que ser perfeita.

Entramos com recursos administrativos em caso de negativa, temos apoio jurídico caso precise entrar de forma judicial, se o sinistro for inquestionável e a seguradora negou, orientamos sim a buscar isso de forma judicial, mas é raríssimo ocorrer, claro que aquelas questões que não são enquadradas como sinistro, que é a falta de manutenção, coberturas e riscos excluídos de clausulados, não tem o que fazer.

Realizamos toda a intermediação na hora do sinistro, principalmente no Responsabilidade Civil, falamos diretamente com o terceiro se o segurado nos autorizar, para tirar esse fardo, esse peso do síndico, tratando direto com o terceiro, pois, é sempre um momento crítico e de desgaste aos envolvidos.

Responsabilidade civil, Síndico e Administrador de Condomínio

O síndico está exposto a um risco muito grande quando ele não tem uma apólice dele de Responsabilidade Civil. Porque o RC Síndico que consta lá na apólice do condomínio, vai cobrir toda a ação vinda contra o condomínio ou contra o síndico de terceiros. Por exemplo: o portão fechou num automóvel, aquele proprietário do automóvel é um locatário, se ele acionar o condomínio juridicamente, o RC Condomínio vai cobrir.

Mas se ele entender que a culpa é do síndico, porque síndico não colocou a sinalização necessária na entrada do portão? A apólice do condomínio vai cobrir. Porém, quando for um problema que o condomínio entra com uma ação contra o síndico ou contra a administradora, nem o síndico, nem administradora vão poder se valer da apólice do condomínio para se defender.

Se é o próprio condomínio que administro, que está entrando contra mim, como é que vou me defender?

O síndico ou a administradora precisam ter uma apólice própria, um RC Profissional que vai dar cobertura no exercício da profissão, se um terceiro, se sentir prejudicado pelo exercício da profissão do síndico. Essa é uma dica importantíssima!

Conte com a S&S Seguros

Cabeçalho

Nós prestamos um serviço de consultoria para os nossos parceiros, se você é síndico e tem dúvidas, mande para a gente a apólice do condomínio e deixe-nos fazer essa análise. Muito além de vender seguro o nosso propósito é auxiliar o síndico quando ele tem dúvidas e isso nós fazemos com maior prazer, pois, entendemos que essa é uma das nossas obrigações e propósito.

O síndico cada vez mais precisa de fornecedores que estão alinhados com o seu propósito e nesse caso ele tem que ter total apoio dos seus fornecedores para que ele possa fazer a sua gestão. Síndicos orgânicos às vezes não tem o conhecimento tão amplo nessa questão de gestão condominial, hoje para ser síndico tem que ter muito conhecimento de engenharia, direito, administração pública, administração privada, gestão de pessoas.

O síndico profissional também, tanto quanto ou até mais do que o orgânico tem que estar cercado e alinhado com ótimos fornecedores, porque o síndico profissional só vai crescer na sua carreira de sindicatura, se ele tiver bons aliados, que ajudem ele a fazer o seu trabalho.

A S&S Seguros se coloca como responsável pelo seguro juntamente com o síndico, puxamos essa responsabilidade, por ética profissional e propósito, pois, sabemos que tanto o síndico orgânico, como o profissional, precisam ter esse alinhamento com a sua corretora de confiança.

Confira outros artigos em nosso blog

Fonte: Entrevista de Sintia Stumpf para a Staff Síndicos
mortgage, house, contract-5266520.jpg

Seguro Residencial: Protegendo seu Patrimônio

O seguro residencial é uma importante ferramenta de proteção para o seu lar. Além de garantir tranquilidade e segurança para você e sua família, ele oferece a possibilidade de recuperação financeira em caso de sinistros.

Ler »
Seguro Cyber S&S Seguros

Seguro Cyber

Em um cenário em constante evolução e cada vez mais conectado, o Seguro Cyber é um elemento indispensável na estratégia de proteção da sua empresa. Investir na segurança cibernética é investir na continuidade do seu negócio e na confiança dos seus clientes e parceiros.

Ler »